VISITORS COUNT since Jan/2010 THANKS...

VISITORS BY COUNTRY

free counters

21 agosto 2006

ANTENA DOS 6 METROS

Antena 50Mhz pormenor de construção.
.................................................................................. ....................................................................................... . . . . ..
. . . . . . . . . . . . . . . . ..
.
.



.
.
.
.
.

A antena pronta a subir... As dimensões são as seguintes: Director 2692m/m 10m/m diametro. DRIVER 2819m/m 10m/m diametro termina com pontas ajustáveis.REFLECTOR 2921m/m 10m/m diametro. O espaçamento entre Director e Driver é de 900m/m espaçamento entre DRIVER e REFLECTOR é de 1005m/mm. . . . . . . . . . . .


.
.
.
.
.
.
.
.
.


.Pormenor do Harpin: O HARPIN onde liga o cabo coaxial é feito em varão de aluminio de 4 m/m espalmado nas pontas para fixacção aos parafusos que apertam os terminais do coaxial ( RG8U). Cada lado tem 152m/m de comprimento e 58m/m de afastamento entre os lados.O total do perimetro é de 152+58+152 = 362 m/m. .
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A abraçadeira que prende o BOOM ao MASTRO é uma igual à da Hygain TH3MK3 com a diferença das abraçadeiras que neste caso são de aço adquiridas em qualquer casa de ferragens. ..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O suporte dos elementos (X3) são pedaços de perfil de aluminio onde foi feita uma meia-cana para se ajustar ao Boom sendo apertado com abraçadeiras de varão em U roscado de 8m/m de diametro. . .
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Pormenor do elemento (DRIVER) já com o Harpin instalado. Os apoios do Driver são de material isolante igual ao que a Mosley utiliza mas como podem ver estão ''estalados'' ''ressequidos'' e vou substituir por ''TEFLON'' muito mais resistente e fácil de encontrar.







. ..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mais uma vista do suporte do reflector. O director é igual. As abraçadeiras que seguram os elementos são duas por elemento. São feitas em varão roscado de 6m/m e apertadas como se vê na figura. Estes elementos no meu caso ( eram bocados na minha caixa de velharias) foram unidos ao centro por um tubo mais fino ajustado e seguros com ''Rebites'' de aluminio para evitar qualquer efeito de corrosão entre metais diferentes. . . .
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mais uma vista das abraçadeiras, suporte dos elementos e sua fixação ao Boom. . . .
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mais uma vista das abraçadeiras, suporte do Driver e BOOM/MASTRO. Boa sorte e bons DX na banda dos 6 metros onde tenho feito muitos e bons Dx.

4 comentários:

Unknown disse...

Sou amante dos 6 metros. Achei esse modelo de antena muito legal. Vou confeccionar uma, pois, possuo atualmente uma antena vertical e o rendimento não é satisfatoório.
Gostaria de agradecer pela publicação deste modelo.
73. PR7AH - Antonio Carlos.
João Pessos - PB.
OBS: Estou no QRZ.COM

Mauricio disse...

Saudações,gostei muito do seu blog, não conhecia os 6 metros, fiz escultas com antena de 80 metros, e gostei muito, agora vou tentar montar uma antena igual a sua, para poder transmitir tambem, espero que possamos manter uma contato por lá.

Meu nome é Mauricio PU4mho-Brasil.
Parabens pelos projetos.
73/51

Mauricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauricio disse...

José CT1AOZ, já fiz vários contados em 6 metros com a nova antena, seguindo as medidas da sua, fiquei muito satisfeito com o resultado, só falta fazer um contato com você.

até breve. 73/Mauricio pu4mho.

mauricioradio.blogspot.com/p/antenas-p.html